quinta-feira, 28 de julho de 2016

Weidenberger Francaise

No Volkstanzfest, também iremos dançar a Weidenberger Francaise.

Foto: francaise-rot-gold.de

Esta dança originalmente vem da nobreza, das denominadas Danças da Corte e prima pela elegância, suavidade e delicadeza nos movimentos dos dançarinos.

Foto: francaise-rot-gold.de
No final do século 19 estas se disseminaram também para o povo mais simples. O povo não via sentido nem necessidade na elegância dos movimentos, além de não ter a distinção e a graça para tal. Assim dançava imitando a classe social nobre com seus movimentos um tanto rudes, deixando de lado a elegância da dança.

Foto: Biedermeierfreunde Bad Steben

A forma da Francaise é encontrada em diversas regiões da Alemanha. Na Baixa Francônia a Weidenberger Francaise foi a forma regional adotada. A música é a Fledermaus Quadrille de Johann Strauss mas em interpretação tradicional folclórica com sopros de metal: trompetes, bombardino, baixo-tuba, clarinete.

Oliver e Ida no TANZ+Kurs 2015 da AFG - Foto: Neide Dalsenter

Pela forma de dançar também é considerada muito mais uma dança de integração, de diversão para todos. Por este motivo as figuras são anunciadas pelo Mestre de dança ao longo da música permitindo que mesmo aqueles que não sabem a sequencia possam participar. Também e diversão está em primeiro plano sendo que algumas figuras são propositalmente ridicularizadas com saltitos e pulos.

Foto: Engelbert Brüger

A dança é dividida em 5 partes ou Tours com diversas figuras como: Englische Kette, Wiegeschritt, Damenkette, Kollonne.

Ainda hoje a Weidenberger Francaise é dançada em bailes na Baixa Francônia, sendo sempre executada à meia-noite.

Veja um video de algumas partes da Weidenberger Francaise, dançada por Biedermeierfreunde Bad Steben.


Também com figuras de Lego já foram gravados algumas partes desta Francaise. Esta versão bem divertida com a integração dos bonequinhos representando a Baviera e a Francônia.


Outra forma regional seria por exemplo a Münchner Francaise que é apresentada em bailes como o Kocherlball, Kathreinertanz, Maitanz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário